SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA CONSULTA PUBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO HIBRIDO NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA CONSULTA PUBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO HIBRIDO NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL

A Secretária Municipal de Educação, com o objetivo de melhora a qualidade de ensino estará realizando dos dias 12 a 23 de Julho a Consulta de Opinião Pública, para que seja implantado o ensino hibrido nas escolas da Rede Pública Municipal.

É preciso que todos estejam envolvidos neste processo, servidores, alunos, pais e comunidade em geral, para que todas as ações aconteçam de maneira segura.

O que é ensino híbrido e quais são os seus benefícios na pandemia em 2021?

Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.

O ensino híbrido na pandemia também busca valorizar o protagonismo dos estudantes, oferecendo autonomia e desenvolvendo o aprendizado colaborativo entre os alunos. Para que a aplicação do ensino híbrido na pandemia seja assertiva na aprendizagem, é necessário elaborar um plano de ensino que contemple, de forma unificada, todas as atividades que serão realizadas.

Entre os exemplos mais usados pela metodologia está o ensino semipresencial em que o aluno tem diversos materiais para acessar, como aulas e livros, no ambiente virtual, mas também possui aulas presenciais com os professores para esclarecimentos de dúvidas na modalidade presencial. O ensino semipresencial é muito utilizado por universidades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação e podem ser exemplo para aplicação do ensino híbrido na pandemia.

Pedro Henrique