SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA CONSULTA PUBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO HIBRIDO NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL

A Secretária Municipal de Educação, com o objetivo de melhora a qualidade de ensino estará realizando dos dias 12 a 23 de Julho a Consulta de Opinião Pública, para que seja implantado o ensino hibrido nas escolas da Rede Pública Municipal.

É preciso que todos estejam envolvidos neste processo, servidores, alunos, pais e comunidade em geral, para que todas as ações aconteçam de maneira segura.

O que é ensino híbrido e quais são os seus benefícios na pandemia em 2021?

Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.

O ensino híbrido na pandemia também busca valorizar o protagonismo dos estudantes, oferecendo autonomia e desenvolvendo o aprendizado colaborativo entre os alunos. Para que a aplicação do ensino híbrido na pandemia seja assertiva na aprendizagem, é necessário elaborar um plano de ensino que contemple, de forma unificada, todas as atividades que serão realizadas.

Entre os exemplos mais usados pela metodologia está o ensino semipresencial em que o aluno tem diversos materiais para acessar, como aulas e livros, no ambiente virtual, mas também possui aulas presenciais com os professores para esclarecimentos de dúvidas na modalidade presencial. O ensino semipresencial é muito utilizado por universidades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação e podem ser exemplo para aplicação do ensino híbrido na pandemia.